De Mafra para o mundo: fogo controlado em debate

“Nem todos os fogos são maus!”. Com este mote, 150 participantes de 11 países estão reunidos em Mafra, dia 6 de maio de 2019, para debater o uso do fogo controlado como ferramenta de gestão do território, nomeadamente na prevenção de incêndios florestais. O Seminário “Encontro Internacional de Fogo Controlado” é organizado pela Câmara Municipal, no âmbito da Semana da Segurança e Proteção Civil.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal sublinhou que este seminário “representa o culminar de um longo trabalho de prática, que agora se difunde a toda a comunidade florestal e aos interessados nas questões da ecologia do fogo”. Explicou que, especialmente na última década, a autarquia “tem vindo a utilizar o fogo controlado como medida de prevenção enquadrada no seu vasto Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios”, além do que o Concelho tem vindo a constituir-se como “ponto de encontro de técnicos das mais variadas entidades para partilha de conhecimentos científicos”.

Tal partilha teve como expoentes as formações realizadas em 2017, em 2018 e agora em 2019, no âmbito do Flame Work – III Encontro Internacional de Fogo Controlado de Mafra, integrando um conjunto de exercícios para técnicos e operacionais, pelo que o seminário que está a decorrer constitui uma alteração do ciclo de conhecimentos, da esfera individual para a coletiva: conforme salientou o edil, “o know-how, antes reservado aos técnicos, passará a estar acessível a todos”.

Contando com a participação de reputados oradores de diferentes nacionalidades, são objetivos do presente seminário discutir o futuro da utilização do fogo controlado em Portugal e na Europa, debater o estado atual da ecologia do fogo na gestão do território e contribuir para uniformizar práticas de fogo controlado na Europa.

O evento tem como entidades coorganizadoras a Escola Superior Agrária – Politécnico de Coimbra e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, para além do apoio da European Forest Risk Facility, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e do Agrupamento de Associações Humanitárias do Concelho de Mafra.

Seminário “Encontro Internacional de Fogo Controlado” 2019